Boa tarde a todos, esse aqui é o primeiro post do Born to
Ride, com esse blog eu quero contar a história de muitas motocicletas, pois
desde sempre elas são minha maior paixão.
Bom, ao decorrer dos posts contarei mais sobre minha
história, vamos logo ao que interessa. A História das Motos.
E para começar o blog com pé direito contarei um pouco sobre
a moto que, em minha opinião, é a mais bonita de sua categoria, e um dos meus
sonhos de consumo.
Boulevard M800, conhecida também em outros países como M50,
é uma moto do estilo custom, o “M” de seu nome vem de “Muscle”, isso a
diferencia de outras Boulevards com o C de “Classic”, com um motor OHC, 4 tempos, dotado de dois cilindros V-Twin, 8
válvulas com 805cc produzido pela própria Suzuki gerando a potência de 53hp a
6.000 rpm e torque máximo de 7,04kgf.m a 4.000 rpm.
Essa moto foi uma evolução da Marauder VZ800, lançada em
1997, com motor e design muito parecido, como poderão ver nas fotos a seguir
ela sofreu pequenas mudanças porém muito marcantes. O farol aumentou um pouco, o tanque ficou
mais arredondado, ganhei um acabamento cromado e alguns marcadores em cima do
tanque, o protetor do motor mudou de um retângulo com cantos arredondados para
um design mais moderno e em forma de gota. Mas acho que a mais marcante foi a lanterna
traseira que de um retângulo arredondado foi para um design com duas pontas nas
extremidades, que lembra o símbolo do Batman e que, na minha opnião é o maior
charme desse modelo de Boulevard.
E então, em 2005 (2007 no Brasil), nasceu a Boulevard M800,
uma custom que se diferenciava de todas as outras, por ter algumas
características diferentes, prezando um pouco mais a esportividade. Sua posição
de pilotagem é um pouco mais reta (menos inclinada para trás como é costume nas
custom), a altura do banco é menor, sua suspensão dianteira é invertida,
causando assim mais contato do pneu com o chão ganhando maior conforto nas
curvas pois diminui a oscilação.
Outro detalhe que garante o comportamento esportivo à M800 é
o sistema de injeção eletrônica do modelo. Similar à utilizada na linha de
superesportivas GSX-R, a injeção eletrônica conta com a tecnologia Suzuki Dual
Throttle Valve (duas borboletas no corpo injetor, uma controlada pelo piloto e
outra pelo módulo eletrônico). O sistema proporciona uma pilotagem sem engasgos
na aceleração e motor sempre cheio. Claro que contribui para isso a arquitetura
de dois cilindros em “V” posicionados a 45º, que oferece bastante torque desde
as rotações mais baixas.
Esse modelo durou até 2010 (2011 no Brasil) e foi substituído
por outro completamente redesenhado esteticamente, porém com o motor muito
similar.
Em 2010 foi lançada a nova Boulevard, agora com um design
muito mais fluido, com linhas arredondadas e acabamentos harmoniosos, o farol
ganhou uma pequena carenagem, e a traseira ganho uma lanterna arredondada que
segue os padrões da moto. O painel continua simples (característica das custom),
mas mais moderno dessa vez.
Painel do modelo antigo |
Seu câmbio continua o mesmo, de 5 velocidades com sistema de transmissão eixo cardã, proporciona uma prazerosa sensação ao pilotar e tranquilidade quando está estacionada, dispensando as manutenções periódicas.
Concluindo, seja o modelo que for a M800 é uma moto impressionante,
boa para quem gosta de viajar, confortável para viagens longas (só não se
esqueça de abastecer, o tanque de 15,5l não garante grande autonomia), muito
macia e previsível, mas sem perder a potência e a pegada que toda moto deve
ter.
Ficha técnica:
Motor
Motor: 4 tempos, 2 cilindros V-Twin com 8 válvulas, OHC, refrigeração líquida
Cilindradas: 805 cm³
Diâmetro X Curso: 83,0 x 74,4mm
Taxa de compressão: 9,4:1
Sistema de lubrificação: Cárter úmido
Sistema de Partida: Elétrica
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de ignição: Eletrônica
Potência máxima: 53 hp (métrico) a 6.000 rpm
Torque máximo: 7,04 kgf.m a 4.000rpm
Transmissão
Transmissão: 5 Velocidades
Sistema de transmissão: Eixo cardã
Suspensão e Freio
Suspensão Dianteira: Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, mola helicoidal
Suspensão Traseira: Balança articulada, tipo link de monoamortecimento hidráulico, mola helicoidal, com ajuste de pré-carga da mola
Freio Dianteiro: Disco
Freio Traseiro: Tambor
Dimensões e Peso
Comprimento Total: 2.420 mm Largura Total: 890 mm
Altura Total: 1.105 mm
Distância Mínima entre Eixos: 1.655 mm
Distância do Solo: 140 mm
Altura do Assento: 700 mm
Peso (ordem de marcha): 269 kg
Pneu Dianteiro: 130/90-16 M/C (67W), sem câmara
Pneu Traseiro: 170/80-15 M/C (77W), sem câmara
Tanque de Combustível: 15,5 litros
Óleo do Motor: 3,4 litros (com troca de filtro)
Olá amigos, preciso de um chicote principal da Boulevard m800 2014/15, em bom estado, alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirBoa Tarde !
ResponderExcluirGostaria de saber se podem me enviar o manual de serviços da Boulevard M800 2007 ou 2008
gostaria de saber a tabela de resistencia das bobinas de partida da bolevard m 800
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